terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Endividamento: Marcos Montes consegue apoio de Aécio Neves

Brasília, 15/01/08 - O governador de Minas Gerais, Aécio Neves confirmou, hoje, seu total apoio à agricultura brasileira. Em reunião realizada nesta tarde com o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, deputado Marcos Montes (DEM/MG), Aécio declarou que defende a renegociação das dívidas rurais.
Marcos Montes explicou a atual situação de endividamento do setor agropecuário nacional e em especial falou das dificuldades enfrentadas pelos cafeicultores mineiros.
Além de apoiar as reivindicações da Comissão de Agricultura, o governador mineiro comprometeu-se a interceder junto ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, reforçando a urgência de uma solução para o crescente endividamento do setor.
Aécio revelou que deverá conversar pessoalmente com os ministros da Agricultura, Reinhold Stphanes, e de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro sobre o assunto.

CAFÉ: Durante a audiência com Marcos Montes, Aécio Neves destacou a importância da cafeicultura mineira, com a expressão: "Minas Gerais é o segundo maior país produtor de café do mundo. O primeiro é o Brasil".
Os produtores de café de mais de 500 municípios mineiros enfrentam perdas na rentabilidade das suas lavouras e tentam, há vários anos, renegociar débitos de custeio e investimentos das últimas safras. A queda no preço do dólar foi um dos fatores que fizeram a cafeicultura perder renda.
NOVO PRAZO: O prazo pedido pela área econômica do Governo, em outubro de 2007, para apresentar uma alternativa ao crescente endividamento agropecuário era 28 de dezembro e foi postergado para 31 de março a pedido dos ministros da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Fazenda. Entretanto, Marcos Montes não quer que as reuniões sejam retomadas só depois do carnaval, quando o Parlamento inicia suas atividades legislativas.

(foto: Os ministros Reinhold Stephanes, da Agricultura e Guilherme Cassel, do MDA, entregaram ao deputado Marcos Montes, em outubro, documento de compromisso, no qual propõem uma agenda de trabalho para o endividamento)


Informações:
Guida Gorga
Capadr
(61) 3216-6402

Um comentário:

  1. Importante o apoio do Governador Aécio. Essa luta é na verdade de todos, pois a agricultura é o início de todo o processo produtivo.
    Aproveito para apelar pela necessidade urgente de suspender as execuções em andamento, até que aconteçam as renegociações.
    Agricultor de Rondônia.
    celso_zanelatto@hotmail.com
    FNO/BASA

    ResponderExcluir

Receba o newsletter

Digite seu e-mail:

Desenvolvido no FeedBurner