terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Dívidas Rurais: Governo vai apresentar proposta de equalização

Dívidas Rurais: governo vai apresentar proposta de equalização

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou hoje, 19, que o governo federal já tem os dados sobre o endividamento agrícola brasileiro e deve apresentar a proposta para a equalização das dívidas rurais em reunião com os parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara, no próximo dia 4 de março.

Os deputados federais, Marcos Montes (DEM-MG), presidente da Comissão de Agricultura, Valdir Colatto (PMDB-SC), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, Odacir Zonta (PP-SC), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo e Luiz Carlos Heinze (PP-RS), relator da subcomissão de política agrícola, participaram do encontro com o ministro e sinalizam que entre os pontos em discussão está bonificação aos produtores rurais que puderem equalizar suas pendências, carência de três anos para os produtores que não tiverem condições de acertar seus débitos.

Otimista com o avanço das negociações, Colatto ressalta que "a proposta do governo ainda vai ser discutida entre os parlamentares e representantes do setor agropecuário para fechar um acordo que alivie a pressão dos bancos sobre os produtores que vêm acumulando dívidas desde a década de 90".

Colatto lembra que o passivo de dívidas é resultado de políticas públicas equivocadas, mas também de planos econômicos ineficientes. "Com o passar das safras, os produtores ficaram reféns de juros abusivos, crise de preços e dificuldades climáticas".

O Deputado Marcos Montes destacou que está se aproximando o momento final para a apresentação da proposta do governo. "Essa proposta deverá ser apreciada tecnicamente. Esperamos uma proposta digna, com solução de médio e longo prazo para o produtor. Precisamos sair da era do endividamento para a era da renda agrícola", disse Montes.

Informações: GuidaGorga/Capadr/61-32166402. João Paulo Borges/Ass. Valdir Colatto.

Um comentário:

  1. Deus ajude para que desta vez saia realmente uma solução para esse grave problema que assombra a vida de milhares de produtores rurais pelo Brasil. Desejamos sucesso para a Comissão e para o Ministro Reinhold Stephanes, afinal quem sempre veta é a equipe econômica.
    Ótima a volta do Blog. É bem melhor com ele pra gente se informar.

    ResponderExcluir

Receba o newsletter

Digite seu e-mail:

Desenvolvido no FeedBurner