quinta-feira, 10 de abril de 2008

Ministro da Agricultura participa da abertura da AGROBRASÍLIA

Ex-ministro Roberto Rodrigues fará palestra de abertura às 14 horas

Brasília, 10/04/08 - O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes (foto), estará presente à abertura da Agrobrasília, Feira de Tecnologia Agrícola do Planalto Central. O evento será inaugurado oficialmente nesta quinta-feira, dia 10, pelo Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, às 10 horas da manhã, no PAD-DF, principal região produtora de grãos do Distrito Federal.
Às 14 horas, no auditório do Centro de Tradições Gaúchas, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues fará a palestra de abertura abordando possíveis cenários para o agronegócio brasileiro.

Expectativa de público

Nesta primeira edição da feira, que vai do dia 10 ao dia 12 de abril, são esperadas mais de 20 mil pessoas, principalmente produtores rurais da região. Mais de 100 expositores trazem novidades para a Agrobrasília, entre elas novas variedades de sementes, maquinário e insumos agrícolas, além de equipamentos desenvolvidos para atender às necessidades de processamento e conservação de alimentos e inovações que agregam renda às pequenas, médias e grandes propriedades agrícolas.
A grande novidade da Agrobrasília é a sua disponibilidade permanente para exposições e demonstrações de tecnologia agrícola. Os expositores poderão utilizar as instalações do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci para realizar experimentos, dia de campo ou outras atividades relativas ao seu negócio durante todo o ano.
O parque tem uma área de 25 hectares, com avenidas e toda a infra-estrutura de irrigação, energia elétrica e telefonia por meio de tecnologia wireless.

Planalto Central é vitrine do Agronegócio Brasileiro

O longo dos últimos trinta anos, o PAD-DF e a Cooperativa Agropecuária da Região, a COOPA-DF, transformaram o Cerrado em uma grande área fértil de mais de 500 mil hectares de lavouras de soja, milho, feijão, trigo e sorgo, com a utilização de alta tecnologia e muito investimento financeiro e humano. Criado na década de 70, o Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF) promoveu a ocupação planejada do solo rural do Distrito Federal e Entorno, por produtores rurais vindos dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná especificamente.
As vinte famílias pioneiras que se instalaram no PAD-DF há 30 anos, ainda vivem e cultivam a terra no Distrito Federal, expandindo sua atividade também para estados vizinhos, como Minas Gerais, Goiás e Bahia.
Hoje o Distrito Federal é referência nacional pela excepcional produtividade nas lavouras de trigo, milho, soja e feijão. Os agricultores contaram, neste tempo, com o apoio de instituições de pesquisa e extensão rural importantes, como a Embrapa Cerrados e a Emater-DF.
A Embrapa Cerrados promoveu o desenvolvimento tecnológico necessário para o domínio das condições de solo e clima do Centro-Oeste e, por meio da assistência técnica da Emater, os produtores tiveram acesso a toda a pesquisa disponível.
Aliado a isso, a vontade de crescer e superar as limitações que a atividade agrícola impõe, fez dos agricultores e pecuaristas da região empreendedores de sucesso. O resultado de trinta anos de investimentos poderá ser visto nos três dias da Agrobrasília. Outras informações sobre a AGROBRASÍLIA, acesse: www.agrobrasilia.com.br (Foto e texto: Guida Gorga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba o newsletter

Digite seu e-mail:

Desenvolvido no FeedBurner