segunda-feira, 20 de abril de 2009

África busca conhecimento na Agrobrasília

A Agrobrasília está se consolidando como o principal cenário de troca de conhecimento agrícola entre Brasil e África. Comitivas de várias embaixadas do continente africano visitaram a feira nos quatro dias. Entre elas a de Senegal, que desde o ano passado, quando também participou do evento, firmou uma importante parceria com a Emater-DF que está ajudando no desenvolvimento da agricultura no país.
A partir da visita à Agrobrasília 2008, representantes de Senegal, liderados pelo embaixador no Brasil, Fode Seck, já visitaram propriedades rurais no Distrito Federal, principalmente no PAD-DF, para conhecer as tecnologias e programas desenvolvidos no lugar. Entre as propriedades visitadas está a Fazenda Malunga, uma das mais expressiva em produção orgânica do DF, do proprietário Joe Valle, secretário para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia. Os africanos afirmam que o Brasil tem muito a oferecer.
A Emater também atravessou o Atlântico para conhecer as atividades desenvolvidas na África. O intercâmbio visa ao fortalecimento do setor agrícola e o aumento da produção e produtividade das culturas. Além de Senegal, a empresa brasiliense também já visitou Angola com o mesmo objetivo.
Neste sábado, o presidente do Grupo dos Diplomatas e Adidos Africanos e representante da embaixada da Costa do Marfim, Dyaba Vacaba, visitou a Agrobrasília em busca de conhecimento. Ele disse que a experiência do Brasil é muito importante para a Costa do Marfim melhorar a atividade, a renda e a performance dos produtores de lá. "Estamos fazendo contato com organizações brasileiras ligadas à agricultura para saber de que forma podem cooperar para levar conhecimento e tecnologia para nosso país, que é o maior produtor de cacau do mundo e o quinto na produção de café", disse. A semelhança do clima é um fator que favorece essa relação de transferência de experiência.

Assessoria de Imprensa
Guida Gorga
Rafael Walendorff
061 84585887
061 84053395

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba o newsletter

Digite seu e-mail:

Desenvolvido no FeedBurner