Brasília, 24 de abril de 2009 - A iniciativa da Secretaria de Direito Econômico (SDE) de instaurar processo administrativo para investigar a formação de cartel por empresas de fertilizantes repercutiu nesta quinta-feira (23), entre os parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara. Ao comentar o tema, o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) lembrou que há dois anos, congressistas e lideranças do setor produtivo denunciam abusos nesse mercado.
“Desde 2007 cobramos do governo investigações sobre o aumento expressivo dos fertilizantes no país e a possibilidade de cartelização do setor”, evidencia. Agora que o governo prometeu investigar os indícios de acordo de preços desses produtos, Heinze antecipou que vai apresentar um requerimento a SDE solicitando que a comercialização dos defensivos no Brasil também seja analisada.
O parlamentar gaúcho diz que é incompreensível os gastos dos produtores brasileiros com a compra de defensivos agrícolas. “Cultivamos 90 milhões de hectares e gastamos U$ 6,8 bilhões com produtos de defesa, enquanto isso os Estados Unidos produzem em uma área três vezes maior que a nossa e gasta U$ 7,2 bilhões”, ressalta.
ATUAÇÃO – Reconhecido pela sua preocupação com os altos valores dos insumos agropecuários, Heinze lembra que, entre maio e junho do ano passado, comandou diversas reuniões com técnicos do Ministério da Agricultura, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), representantes do setor produtivo e de misturadoras para discutir medidas de redução do volume de fertilizantes importado e ampliar a produção nacional de adubo.
Entre essas ações, o deputado destaca que à época um dos principais itens em discussão era justamente a necessidade do governo promover um ampla investigação sobre as empresas que dominam o mercado brasileiro. Agora com o processo instaurado pela Secretaria de Direito Econômico (SDE), Heinze espera punições se for confirmado o cartel e também que o produtor pare de ser explorado.
MAIS INFORMAÇÕES
MAIS INFORMAÇÕES
Fones: 61 3215 5526 / 3526 / 1526 / 8426 4124
Claudio Santa Catarina- DRT-SC 0715 / João Paulo Borges - DRT-DF 7740
Assessoria de Imprensa
E-mail: claru@terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário