Brasília, 30/04/09 - Diante da preocupação anunciada nos últimos dias do surgimento de uma gripe influenza, atribuída a suinocultura nos Estados Unidos e no México, o deputado Odacir Zonta esteve em São Paulo, contatando com a Associação Brasileira de Exportadores de Carne Suína, onde recebeu cópia de um manifesto da Organização Internacional de Epizootias sobre o assunto.
Zonta contatou com o Secretário Nacional de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Inácio Kröetz, sugerindo que o Brasil possa ter uma tomada de posição em relação a esta avassaladora crise que contagia Estados Unidos e México. Segundo Zonta, as informações recebidas dizem que ainda não está determinada que é gripe suína, porque nem no México, nem nos Estados Unidos existe qualquer animal suíno doente por causa da doença.
A própria Organização Internacional de Epizootias, diz, no seu documento, que se pode denominar de gripe norte-americana, mas não de gripe suína, ela pode ter semelhança com a gripe suína que é tradicional, mas não chega a ser uma gripe suína, podendo ser uma mutação.
Diz o deputado Zonta, "o importante é que todos os órgãos técnicos da OIE, assim como do Ministério da Agricultura e da Saúde, atestam que não existe qualquer preocupação no consumo da carne suína em relação ao surgimento desta gripe norte-americana, ou mexicana, lá nos Estados Unidos e no México. O que precisa ficar bem claro é que a carne suína não contagia, através desse vírus, o ser humano, pelo consumo dessa carne, isto está explícito nos documentos técnico-científicos,"completa o deputado federal catarinense.
O deputado Zonta reiterou também que estão sendo cobradas da ANVISA providências para que seja feito um controle rigoroso dos passageiros vindos do México e dos Estados Unidos.
Paulo Alves, Assessor de Comunicação do deputado Zonta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário