O plenário da Câmara dos Deputados foi palco na terça-feira, dia 16, de Sessão Solene em homenagem a 4ª Marcha das Margaridas, que está acontecendo nesta semana, em Brasília. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) utilizou a tribuna para destacar a importância do papel das mulheres no setor agrícola e pecuária, que vem evoluindo nos últimos anos, quando as mulheres conquistaram seu espaço e já são dirigentes de entidades ligadas ao setor.
Durante o evento, o setor foi representado pelo presidente da Contag, Alberto Broch, secretária nacional de Mulheres da Contag, Carmen Foro e representantes do Rio Grande do Sul: a coordenadora das mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado, Inque Schneider, diretoras da entidade e representantes das regionais sindicais da Federação.
Lideranças
Durante pronunciamento, Hamm comentou que o país é urbano, no entanto, tem na sua essência a agricultura como base de sustentação, garantindo assim, a oferta de alimentos e nos excedentes de exportação. O parlamentar observou sobre a organização do movimento que demonstra a integração das mulheres e a suas representatividades.
O deputado lembrou que somente no Rio Grande do Sul, 49 mulheres presidem os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e os demais 300 sindicatos ligados a Fetag/RS tem em suas diretorias o envolvimento das mulheres, que são importantes lideranças. “Elas estão em Brasília para reivindicar seus direitos, promover uma sociedade melhor e buscar oportunidades e igualdades”, argumenta.
Na oportunidade, a coordenadora de mulheres da Fetag, Inque Schneider, destaca que o momento é histórico para as mulheres brasileiras que, unidas, lutam por desenvolvimento sustentável, Justiça, autonomia, igualdade e liberdade. Após a sessão solene, houve inauguração da mostra fotográfica sobre a trajetória de luta feminina.
Da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário