quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Frente Parlamentar Mista da Fruticultura foi reinstalada em Brasília

CNA apresenta pesquisa sobre os hábitos de consumo dos brasileiros das frutas e hortaliças
 
A Frente Parlamentar Mista da Fruticultura Brasileira no Congresso Nacional foi reinstalada na terça-feira, dia 9, durante solenidade na  Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A Frente é composta por 311 deputados e 17 senadores e é liderada pelos deputados Afonso Hamm (PP-RS), Antonio Balhmann (PSB/CE) e Guilherme Campos (DEM/SP). Durante o evento, a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, apresentou o resultado de uma pesquisa sobre os hábitos dos brasileiros no consumo de frutas e hortaliças.
 
Deputado Hamm no relançamento da Frente Fruticultura
A Frente Parlamentar, que foi criada em 2006 e teve como primeiro presidente o deputado Afonso Hamm, tem como propósito buscar melhores alternativas e respaldos dos governos Federal e estadual, assim como do Congresso Nacional para este importante segmento do agronegócio. “A proposta é de fomentar o seu crescimento na produção, exportação, geração de renda e emprego”, salienta Hamm ao ressaltar que a força dos parlamentares certamente resultará na conquista de espaços, políticas públicas, planos de safra, a necessidade de coordenação no governo federal no setor de fruticultura e a maior efetivação da pesquisa e do incremento na tecnologia.
 
Hamm lembra que os resultados relacionados à fruticultura são positivos. O Brasil é o terceiro produtor mundial de frutas, sendo importante segmento exportador e ocupa mais de 2,2 milhões de hectares no país, gerando mais de 5,6 milhões de empregos diretos e indiretos.  O consumo per capita brasileiro é de 47 Kg/pessoa/ano. Dados do IBGE apontam que a produção brasileira de frutas cresceu 5,17% em 2010 e a safra chegou a 43,164 milhões de toneladas. “Queremos uma fruticultura mais forte que também contribua com a saúde das pessoas que consomem frutas e seus derivados”, ressalta.
 
Na oportunidade, Hamm entregou a presidência da frente ao deputado Balhmann, que destacou atuação do parlamentar nesses últimos anos na liderança do setor no Congresso Nacional e anunciou que será efetivada uma gestão conjunta, associada à experiência do deputado que conduziu a entidade nesses últimos anos.
 
Segundo Balhmann, nos próximos dias uma agenda nacional de trabalho será elaborada com intuito de estabelecer estratégias para promover ainda mais o desenvolvimento do setor e contabilizar ao término desta legislatura com maior participação dos parlamentares.
 
Afonso Hamm lembrou que tem um Projeto de Lei de sua autoria de número 7524/2010, que está tramitando na Câmara dos Deputados e tem como propósito tornar obrigatório o fornecimento de frutas e seus derivados em todas as refeições servidas aos estudantes nas escolas, com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
 
Pesquisa
 
DEPUTADOS HAMM, MOREIRA MENDES,
GONZAGA PATRIOTA E A SENADORA KATIA ABREU
Katia Abreu apresentou os resultados da pesquisa da CNA apontando que os principais benefícios relacionados pelos entrevistados ao consumo de frutas e hortaliças: 37% consideram esses alimentos saudáveis e 26% avaliam que eles previnem doenças. Do total de entrevistados, 17% admitem não estar contentes com a qualidade da própria alimentação e 32% reconhecem a necessidade de melhorar os hábitos alimentares, ingerindo maior quantidade de frutas, verduras e legumes. Foram ouvidas 1.420 pessoas responsáveis pela alimentação de suas famílias, com diferentes níveis de escolaridade, de todas as classes sociais e regiões do País.
 
O estudo apresenta que o consumo de frutas no Brasil está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O levantamento aponta que os brasileiros gastam, em média, 6,2% de sua renda com a aquisição de frutas, legumes e verduras.
 
Da assessoria
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba o newsletter

Digite seu e-mail:

Desenvolvido no FeedBurner