Brasília, 10/01/08 - Nesta quarta-feira (09), representantes da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – CAPADR, da Câmara dos Deputados, sob a coordenação do Presidente, Deputado Marcos Montes, estiveram reunidos com o Ministro das Relações Institucionais no Palácio do Planalto, Deputado Federal José Múcio Monteiro, para tratar de questões ligadas ao endividamento rural e o compromisso assumido pelo Governo, de apresentar, até 31 de março de 2008, uma análise detalhada e as medidas a serem implementadas como solução definitiva para esse problema que tem comprometido a renda e o patrimônio de milhares de produtores rurais de todas as regiões do País.
A Comissão de Agricultura solicitou também ao Ministro José Múcio, que as matérias encaminhadas ao Conselho Monetário Nacional – CMN na última reunião de 2007 (20/12) fossem apreciados e aprovados na próxima reunião marcada para o dia 31/01/2008, com atenção para as medidas em benefício da cafeicultura, alterando o prazo de vencimento dos custeios de café e a liberação de recursos para liquidação de Cédula de Produto Rural não honradas pelos produtores, lembrando da importância de informar às instituições financeiras sobre as medidas a serem apreciadas e a necessidade de serem mantidas em prazo de espera até a reunião do CMN, as operações com vencimento nesse período.
O Ministro José Múcio, que demonstrou interesse no assunto, informou que solicitará ao Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o agendamento de uma reunião com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, para que juntamente com a Comissão de Agricultura, busquem uma solução para os problemas abordados. A reunião deverá ocorrer na quarta-feira da próxima semana, tendo em vista que o Ministro da Fazenda encontra-se em viagem com retorno previsto para a próxima segunda-feira. (CAPADR).
como agricultor que está sendo executado pelo BASA, faço um apelo aos membros da comissão para que consigam uma suspensão nas execuções em andamento. Meu caso é de FNO para plantio de palmito.
ResponderExcluirOBS.:Inadimplência provocada por praga deconhecida, primeiro caso no Brasil, com Laudo da Embrapa. Mesmo assim estou para perder todos os meus bens, com leilão previsto para março.
Agradeço a luta incansável da comissão da agricultura da câmara dos deputados.