quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Endividamento: Marcos Montes acredita no apoio político de ministros

Brasília, 09/01/08 - O deputado Marcos Montes (DEM/MG), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, disse (09), hoje, depois de reunir-se com o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, que está muito otimista com o encaminhamento político feito para a consolidação de um projeto de governo que resolva os problemas de endividamento do setor rural e a garantia de renda para a agricultura.
O presidente acredita que o governo está sensível ao pleito, mas precisa tomar atitudes objetivas em função do crescente endividamento. "Temos que ser práticos. Se o governo pediu prazo até 31 de março para apresentar uma estratégia, queremos esse mesmo prazo para que os produtores possam pagar as parcelas em aberto que venceram em 2007, em condições de adimplência", diz.
O ministro José Múcio prontificou-se a agendar uma nova reunião para a próxima semana para debater o assunto depois do retorno do ministro Guido Mantega, da Fazenda. Segundo Ele, o ministro Reinholds Stephanes, da Agricultura está convicto de que é preciso a adoção de medidas corretivas para o setor, cujo volume de débitos em aberto pode chegar a R$ 120 bilhões, entre dívidas antigas, como Pesa e Securitização, Recoop, e Fundos Constitucionais, e as recentes, de custeio e investimentos das últimas quatro safras.
Para Múcio, o próprio ministro da Agricultura deve ser o interlocutor com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com o presidente Lula.
O prazo para a apresentação da proposta do Executivo aos parlamentares encerrou-se em 28 de dezembro de 2007. Mas o Ministro Reinholds Stephanes pediu à Comissão de Agricultura, um novo prazo, até 31 de março, para elaborar novas medidas. Entretanto, o pagamento da parcela de investimento a ser paga em 2007, cujo vencimento era 17 de dezembro, foi prorrogada para 15 de fevereiro.
Mais informações: Guida Gorga/Capadr (61)3216-6402.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba o newsletter

Digite seu e-mail:

Desenvolvido no FeedBurner