quarta-feira, 28 de maio de 2008

Jornal O Globo expõe, em título de matéria, visão arcaica e preconceituosa contra a Agricultura

OPINIÃO
A edição nº 27.323 do Jornal o Globo, publicada de hoje, 28 de maio de 2008, expõe uma visão arcaica e preconceituosa da agricultura brasileira e sobre aqueles que produzem todo o alimento consumido pelos cidadãos brasileiros. A matéria da página 24, da caderno de Economia sofre o peso de um título extremamente infeliz: VEM AÍ UM NOVO PERDÃO PARA OS AGRICULTORES.

A matéria escrita pela jornalista Eliane Oliveira em nenhuma linha informa que a renegociação em andamento prevê PERDÃO de dívida. Sem dúvida nenhuma, Eliane foi bastante fiel ao acontecimento e retrata no seu texto exatamente o fato realizado ontem, 27, no Palácio do Planalto: o lançamento oficial da Medida Provisória que estabelece estímulo à liquidação ou regularização de dívidas originárias de operações de crédito rural.

Não posso crer, portanto, que a experiente profissional, que acompanha diariamente os assuntos políticos e econômicos em Brasília, seria a autora do título. Ela não cometeria tamanha gafe.

Quem conhece o assunto, repórteres que atuam na cobertura jornalística desse setor produtivo, há muito tempo deixou de retratar ao seu leitor – seja ele urbano ou rural -, uma visão tão obsoleta, que nos remete a notícias veiculadas nas décadas de 80 e 90, período em que as mazelas do setor agrícola não eram totalmente conhecidas, nem havia o volume de informações que há hoje facilitando uma análise isenta dessa realidade.

Como assessora de imprensa da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, acompanho o assunto diariamente. Frequentemente, tem-se levado ao conhecimento dos veículos de comunicação os problemas que o setor agrícola enfrenta provocados, muitas vezes, por fatores externos à atividade.

Além de promover um estreito e respeitoso relacionamento entre os parlamentares da Comissão de Agricultura e a imprensa nacional, buscamos oferecer informações corretas, fidedignas. Em geral, orientamos os jornalistas sobre o atual cenário do agronegócio, a conjuntura econômica que afeta o setor, e os fatores que impactam, de uma forma ou de outra, na produção agrícola brasileira, além da cobertura completa do Parlamento em relação às discussões sobre o agronegócio.

Fazemos isso com muito critério, produzindo textos, elaborando dados, números, descrevendo contextos que promovam um maior entendimento dessa realidade, buscando alcançar transparência e levar a verdade ao leitor/telespectador/ouvinte/internauta.

Vemos, dia-a-dia, crescendo o número de jornalistas interessados em conhecer o setor com mais profundidade, não se deixando influenciar por opiniões pessoais ou visões meramente superficiais. São poucos, raríssimos os jornalistas que, ainda, adotam a postura cômoda de copiar chavões jornalísticos, de reproduzir ideologias sem, ao menos, questioná-los.

O título da matéria publicada hoje expõe, acima de tudo, um grande e profundo preconceito contra o setor agropecuário. Enquanto jornalista, revolta-me abrir um jornal importante como o Globo e ver o meu trabalho, o meu esforço de entendimento cair por terra, aniquilado por uma mente mesquinha e preguiçosa.

O TÍTULO MENTE, O TÍTULO ENGANA, O TÍTULO IMPINGE AO PRODUTOR RURAL A PECHA DE CALOTEIRO. E O PIOR: O LEITOR CRÊ. CRÊ PORQUE ACREDITA QUE O JORNALISMO RETRATA SEMPRE A VERDADE.

Indigna-me ainda mais porque sou filha de produtor rural. Há 43 anos milito na agricultura. Conheço a maioria dos problemas que o setor enfrenta, dentro e fora da porteira. Em consideração aos 50 anos que meu pai labutou (trabalhou duramente e com perseverança) sobre um velho trator, tentando vencer o tempo, a terra bruta e o frio da madrugada com o único objetivo: plantar e colher alimentos, é que não posso sufocar minha profunda indignação.

O editor que, por infelicidade, escreveu o título sugerindo PERDÃO das dívidas dos produtores rurais brasileiros deveria ser ele o primeiro a pedir perdão a toda a classe de produtores rurais, principalmente àqueles pequenos e médios agricultores, por aprofundar, gratuitamente, o fosso da ignorância que existe sobre o setor rural brasileiro.

Brasília, 28 de maio de 2008
Guida Gorga
Assessora de Imprensa
Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar a jornalista Guida Gorga que também divulga as informações de interesse dos agricultores brasileiros. Mais do que um defendesora dos homens do campo, ela representa a família dos produtores. Criada no meio rural com toda certeza tem conhecimento de causa e sabe das dificuldades que os produtores rurais enfrentam. Indigna e dói na alma de quem produz abrir um jornal e ler logo na manchete que as dívidas dos produtores será perdoada. Éstá na hora do jornal O Globo reconhecer o trabalho de quem planta e cria!

    ResponderExcluir

Receba o newsletter

Digite seu e-mail:

Desenvolvido no FeedBurner