quinta-feira, 30 de abril de 2009

Deputado defende novo modelo agrícola

Durante os debates na Comissão de Agricultura da Câmara Federal sobre as dificuldades enfrentadas pelo produtor rural em contratar financiamento agrícola para a próxima safra, o deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) ressaltou que o atual modelo agrícola está ultrapassado. ”O agronegócio brasileiro necessita de uma nova política agrícola focada na geração de renda, pois só assim o produtor poderá continuar na atividade em condições de pagar seus compromissos e sair desse sufoco do endividamento”, destacou. Ele sugeriu a imediata criação de uma comissão especial para tratar, ainda este ano, de um novo sistema de crédito agrícola “uma vez que o atual está exaurido”.
Micheletto cobrou do representante dos bancos privados, Ademiro Vian, e do diretor de Agronegócio do Banco do Brasil, José Carlos Vaz, uma solução para as dificuldades criadas para a renegociação das dívidas dos produtores rurais e liberação de novos financiamentos. “Vejo que os financiamentos para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas estão ameaçados, pois a disposição dos agentes financeiros é restringir os empréstimos nesta safra em função das prorrogações e renegociações das dívidas dos produtores” denunciou o deputado. Para o diretor de Operações do Banco John Deere, Celso Schwengber “o nível de risco subiu muito e reduziu a capacidade de oferta de crédito”.
Suinocultura - Dirigindo-se ao diretor do Banco do Brasil, Micheletto indagou: O que será feito com as dívidas dos criadores de suínos? O que podemos fazer para salvar quem está em desespero? O deputado se referia à difícil situação enfrentada pela suinocultura paranaense. Na oportunidade, Micheletto estava acompanhado do prefeito José Eneron da Silva Telles, do município paranaense de Céu Azul. José Carlos Vaz explicou que o Banco do Brasil tem condições de avaliar caso a caso para encontrar uma saída no endividamento dos produtores. Micheletto disse que é necessário que os bancos entendam as dificuldades do setor e firmem um pacto para resolver esse entrave.
Co-autor do requerimento para a audiência pública promovida nesta terça-feira pela Comissão de Agricultura, o coordenador político da Frente Parlamentar da Agropecuária, Micheletto informou que os produtores agrícolas de todo o País estão apreensivos com as medidas adotadas pelas instituições financeiras quando o assunto é negociação das dívidas rurais. O deputado justificou a realização do encontro porque os mutuários não estão conseguindo novos financiamentos, mesmo amparados pela Lei n° 11.775/2008 permitindo as renegociações. “Os bancos têm usado do instrumento jurídico de busca e apreensão de equipamentos agrícolas o que agrava ainda mais a situação”, revelou.
Assessoria de Imprensa
(61) 3215.3478

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba o newsletter

Digite seu e-mail:

Desenvolvido no FeedBurner