Parlamentares querem mais prazo para pagamento de parcelas de investimento que venceram ontemComissão de Agricultura da Câmara dos Deputados quer a garantia do governo de que o produtor rural terá mais prazo para poder pagar a parcela dos programas de investimento (com recursos do BNDES) vencida na segunda-feira, dia 17 deste mês. A posição foi apresentada hoje, em reunião entre a bancada e o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Entretanto, o governo foi reticente. Ele apóia a demanda do setor, mas depende principalmente de uma decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), que se reúne na quinta-feira, dia 20.
O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Marcos Montes (DEM/MG), disse ao ministro que o governo precisa apresentar, no prazo estabelecido, pelo menos, os princípios da sua proposta para o endividamento. "O governo se comprometeu com a Comissão a apresentar até 28 de dezembro um plano de repactuação das dívidas e o setor está ansioso pelo cumprimento dessa promessa, assinada pelos ministros da Agricultura (Reinhold Stephanes), Fazenda (Guido Mantega) e Desenvolvimento Agrário (Guilherme Cassel) e entregue aos parlamentares em outubro".
Para Montes, o governo vai precisar de um tempo para readequar o orçamento federal em função da perda dos recursos oriundos da CPMF. O parlamentar defende que o governo dê ao setor agropecuário, esse mesmo prazo, que pode ser de 90 dias, para o pagamentos das parcelas de crédito rural já vencidas, devido à ausência de proposta para o endividamento", concluiu.
Estiveram presente à reunião, os deputados Valdir Colatto, Zonta, Micheletto, Abelardo Lupion, Homero Pereira, Luis Carlos Heinze, Moreira Mendes e o ex-deputado Neri Geller. Os deputados se reunirão, amanhã, com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio (PTB/PE), com o objetivo de sensibilizá-lo quanto à urgência de repactuação das dívidas rurais. A reunião ainda não tem hora marcada. (Comissão de Agricultura/Guida Gorga)
Nenhum comentário:
Postar um comentário