quarta-feira, 5 de março de 2008

Ministros da Agricultura e Meio ambiente devem prestar esclarecimento na Comissão da Agricultura

Brasília, 05/03/08 - A bancada ruralista voltou com força nesta sessão legislativa (2008) e mirou a artilharia para a situação do desmatamento na Amazônia e da exportação da carne bovina à União Européia. Na primeira sessão da Comissão da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Capadr), após a eleição do seu presidente, foram aprovados dois requerimentos para realização de audiência pública afim de debater o recrudescimento do desmatamento na Região Amazônica e a ocorrência de crimes ambientais e solicitou as presenças, para esclarecimentos, dos ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Agricultura, Reinhold Stephanes; o diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, delegado Luiz Fernando Corrêa; o presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente eRecursos Naturais Renováveis (Ibama), Bazileu Alves Margarido Neto; e o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara.

O deputado federal Homero Pereira (PR-MT) acrescentou convite ao secretário de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso, Luiz Henrique Daldergan, pois lembrou que 19 municípios dos 36 embargados pelo Governo Federal para novos desmatamento e recebimento de créditos federais pertencem ao estado e sofrem com discriminação comercial.“Estamos vivendo um momento de insegurança. Os produtores não têm mais tranqüilidade em desenvolver suas atividades, pois ela foi irresponsavelmente criminalizada pelo Governo.

Hoje os produtores afetados com as restrições do Governo são tachados de criminosos e não podem ter acesso a créditos públicos e nem a mercados consumidores”, frisou o parlamentar.

Os autores dos requerimentos são os deputados Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA). Este pediu ainda as presenças dos presidentes do INCRA, Rolf Hackbart e da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Fábio de Salles Meirelles. Reinhold Stephanes também será convocado pela Comissão para falar sobre as condições técnicas e operacionais do sistema de rastreabilidade de bovinos e bubalinos no Brasil e sobre as causas e as repercussões, para o Brasil, da atual suspensão, pela União Européia, das importações brasileiras de carne bovina.A postura do ministro, frente à decisão da UE, desagradou a maioria dos parlamentares ruralistas. Para debater o tema também serão convidados os presidentes da Comissão da Agricultura e Pecuária do Brasil e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes. O autor do requerimento é deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).“A Comissão da Agricultura é o fórum adequado para debater esses problemas. É o assunto prioritário da nossa pauta e é emergencial tomarmos posições sobre essas questões”, afirmou Homero Pereira.
Autor: Joana DantasFonte: Assessoria de Imprensa Homero Pereira
(Foto: Homero Pereira e o presidente da Comissão da Agricultura Onyx Lorenzoni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba o newsletter

Digite seu e-mail:

Desenvolvido no FeedBurner