quinta-feira, 29 de maio de 2008

Biocombustíveis entra em pauta na Comissão de Agricultura da Câmara

Brasília, 29/05/08 - O Governo Brasileiro explicou nesta quinta-feira (29) as medidas irá tomar para monitorar a produção de etanol no Brasil. o anúncio foi feito durante a audiência pública organizada pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.
Segundo o Coordenador Geral de Agroenergia da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Frederique Rosa, o Ministério da Agricultura irá entregar até o final do mês de Julho um documento com o zoneamento ecológico da cana-de-açúcar. A idéia do estudo é apresentar todas áreas que podem ser aproveitadas para a plantação de cana-de-açúcar sem prejudicar o meio ambiente.
O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Arnoldo Campos, ressaltou que o Brasil não sofre impactos diretos da crise mundial de alimentos. Durante sua apresentação Campos mostrou os números da produção agrícola brasileira, para isso coletou dados das produções e do consumo no Brasil e no mundo desde o ano de 2001. Seguindo as conclusões do técnico do MDA o Brasil apresenta um superavit de 175,6 milhões de toneladas de comida, enquanto o mundo está tem um déficit na produção de aproximadamente 222 milhões de toneladas. De acordo com Campos se o Brasil não exportasse seu superavit de comida para mundo, o cenário da crise de alimentos poderia ser bem pior.

Contradições na FAO
O representante da FAO no Brasil, José Tubino, também compareceu à audiência para explicar a fala de Jean Ziegler que disse na 30º Conferência da FAO que o etanol seria um crime contra a humanidade. Tubino disse que a posição Ziegler não representa a posição da FAO, que é uma instituição neutra que acredita nas possibilidades dos biocombustíveis. "FAO reconhece que não é possível fazer comparações do tema biocombustíveis sem levar em consideração a situação de cada região", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba o newsletter

Digite seu e-mail:

Desenvolvido no FeedBurner