quarta-feira, 14 de maio de 2008

Frente Parlamentar da Agropecuária quer solução para arrozeiros em Raposa Serra do Sol

Deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (www.fpagropecuaria.com.br) se reúnem nesta quarta-feira (14/5), às 18h, com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Aires Brito, para pedir soluções em torno da criação da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. Os parlamentares vão entregar ao ministro o relatório final da Comissão Externa da Câmara Federal sobre o conflito que envolve índios e arrozeiros.
No documento, os deputados argumentam que a criação da reserva indígena em região de fronteira com Guinana e Venezuela coloca em risco a segurança nacional, além ameaçar a sustentabilidade econômica de Roraima.
De acordo com o deputado Moacir Micheletto (PMDB/PR), que esteve na reserva em 2004, as atividades produtivas desenvolvidas na reserva são fundamentais para a economia do Estado. “As transferências de recursos federais respondem por 80% das rendas de Roraima e 95% das receitas dos municípios”. Segundo Micheletto, a Comissão Externa identificou que a criação da reserva poderá acabar com seis mil empregos diretos e indiretos. “queremos que o Supremo leve em consideração que apenas 7,2% do estado de Roraima são destinadas à exploração econômica”, destaca.
Os parlamentares querem que seja retirada da reserva as áreas que possam ser aproveitada economicamente, além de uma faixa de 15 km ao longo da fronteira do Brasil com a Guiana e a Venezuela, incluindo o município fronteiriço de Uiramutã. “Queremos que o Supremo convoque reuniãio do Conselho de Defesa Nacional para discutror o assunto com toda a sociedade”, concluiu Micheletto.
Participarão do encontro o presidente da Frente Parlamentar da Agropecupária, deputado Valdir Colatto (PMDB/SC), o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Onyx Lorenzoni (DEM/RS), o senador Neuto de Conto (PMDB/SC) e os deputados Aldo Rebello (PCdoB/SP) e Luis Carlos Heinze (PP/RS). Ainda nesta quarta-feira (14/05), a Comissão de Agricultura da Câmara aprovou requerimento que convida o Ministro da Justiça, Tarso Genro e o Ministro da Defesa, Nelson Jobin, a prestar esclarecimentos em audiência pública sobre a questão da Reserva Raposa Serra do Sol.
(De: Sérgio Cross/Vinícios Tavares - Profissionais do Texto - Contatos: (61)8460-0532).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba o newsletter

Digite seu e-mail:

Desenvolvido no FeedBurner