Brasília, 08/07/08 - A audiência pública que seria realizada amanhã, 09, pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, com a presença do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, foi cancelada. Segundo informou o deputado Luis Carlos Heinze, a banco publicou, há pouco, as normas que dão novo prazo para pagamento da parcela de investimento agropecuário - com vencimento entre 01 de abril e 30 de setembro.
A resolução nº5363/08 do Banco Central autorizando a prorrogação foi publicada em 24 de abril deste ano, entretanto o BNDES não repassou a orientação à rede de instituiçoes financeiras que utiliza os recursos para o financiamento de máquinas agrícolas, armazéns e outros implementos.
Essas instituições, a maioria bancos de montadoras, viram-se obrigadas a cobrar dos produtores rurais o pagamento da parcela na data contratual já que eles mesmo seriam forçados a repassar ao BNDES o montante referente aos investimentos feitos nos vencimentos correspondentes.
A falta de orientação do Banco gerou problemas aos produtores que tentam renegociar seus débitos agrícolas. As resoluções do Bacen relativas ao crédito rural fazem parte da negociação das dívidas rurais. (Guida Gorga/Capadr)
Nenhum comentário:
Postar um comentário