terça-feira, 5 de maio de 2009

Goellner apresenta projeto de óleo vegetal combustível

Óleos vegetais como combustível: Senador Gilberto apresenta seu projeto ao prefeito de São Paulo e à Abiov
“Autorizar o uso do óleo de origem vegetal in natura como combustível de veículos utilizados na produção agrícola, bem como no transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário”. Esta é a proposta do senador Gilberto Goellner (DEM/MT), que foi apresentada, na tarde desta segunda-feira (4), ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e ao secretário executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiov), Sr. Fábio Trigueirinho.Além de mostrar os benefícios dessa nova matriz energética na agricultura - como redução nos custos de produção agrícola, dinamismo nas atividades agropecuárias e diminuição da dependência energética em relação aos combustíveis de origem fóssil, o senador Gilberto vem trabalhando, também, para divulgar as vantagens que a utilização dos óleos vegetais como combustível podem trazer ao transporte público rodoviário se utilizados nesse setor. Uso do óleo vegetal nas frotas de ônibus A Universidade de São Paulo (USP) concluiu, por um levantamento que fez em agosto de 2007, que os veículos movidos a diesel – o mesmo utilizado nos ônibus – são responsáveis por 45% da emissão de partículas finas, muito danosas à saúde, devido aos altos índices de enxofre contidos nesse tipo de combustível, que, no caso brasileiro, é de até 50 vezes maior do que o comercializado na Europa e nos Estados Unidos.Diante desse problema, Goellner sugere que o uso de combustíveis isentos de enxofre na frota de ônibus de transporte coletivo seria uma maneira viável para reverter esse quadro. A idéia, aliás, é propor que 12 capitais brasileiras realizem testes com o uso do óleo vegetal como combustível nas frotas de ônibus, com o objetivo de tornar essa nova tecnologia viável para o transporte público de ônibus na Copa do Mundo de Futebol de 2014. Em Goiânia, por exemplo, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Ibama já autorizaram testes dessa natureza para atestar a viabilidade do Projeto.Meio Ambiente Para o meio ambiente, a adoção de combustíveis oriundos dessa matriz energética também traz muitos benefícios, pois se trata de um combustível renovável, limpo e sustentável. E mais: os óleos vegetais não contaminam o solo e nem as águas, e o combustível produzido é isento de enxofre e CO2, por isso, inofensivos para o homem, para os animais e para o meio ambiente.Os óleos vegetais também apresentam redução em relação ao perigo de combustão – ponto de inflamação acima de 200 ºC, e ainda reduzem as chuvas ácidas devido à ausência de enxofre. Vantagens econômicas Além das vantagens socioambientais, os óleos vegetais também proporcionam muitos benefícios econômicos, pois o processo de produção dos combustíveis a partir de plantas vegetais - tais como a soja, o pinhão manso, a mamona, é muito mais simples e barato, pois basta prensar as semente para obtê-lo.Adaptar motores a diesel para óleos vegetais é também mais fácil e mais barato do que adaptá-los de gasolina para álcool. Para tal, é necessário apenas um sistema de preaquecimento do combustível para que a bomba injetora seja capaz de fazer a pulverização do óleo vegetal na câmara de combustão, como demonstram os mais de 30.000 veículos que rodam a óleo de canola, na Alemanha.Outro dado importante apresentado pelo senador é de que o Brasil ainda não é autosuficiente na produção de óleo diesel. As importações do produto chegam a 5 bilhões de litros por ano, cerca de 11% da demanda interna do País, onerando a balança comercial brasileira.As vantagens do óleo vegetal - Muito dinheiro é gasto na prospecção de petróleo (para estudar a viabilidade de produção da reserva que o contém e para trazê-lo à tona). Esses recursos financeiros poderiam ser direcionados para áreas sociais, que são mais prioritárias. A produção de óleos vegetais não requer esse tipo de investimento;- É confiável e fortalece a economia gerando mais empregos, principalmente no setor primário.- O trabalhador rural permanece no campo evitando o inchaço das grandes cidades;- É um excelente lubrificante, o que aumenta a vida útil do motor;- É biodegradável;- Não é tóxico;- É de fácil transporte e armazenamento;- É de fácil produção, além de ser seguro e sem grandes riscos para o meio ambiente;- Reduz as importações de óleo diesel e de petróleo;- Permite a comercialização de créditos de carbono relacionados ao Efeito Estufa;- Em uso há mais de 10 anos na Alemanha, França, Inglaterra e Estados Unidos.
(Informações: Guida Gorga e Fernanda Machado - Assessoria de Imprensa Senador Gilberto Goellner DEM/TO - fone 61-3303.2399).

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