Brasília, 14/05/09 - Deputado Odacir Zonta (PP/SC), reiterou, em seu pronunciamento no plenário da Câmara Federal (12/05) que a Gripe A, “teimosamente denominada de gripe suína pela grande imprensa”, trouxe apenas seis casos oriundos da América do Norte, já devidamente superados. E completa, “nenhum suíno, nem aqui e em nenhuma parte do mundo, transmitiu o vírus da gripe”. Mais de 50 mil famílias de suinocultores estão sendo atingidas mortalmente em suas atividades, segundo Zonta, pela pregação maciça, pela pandemia esparramada, pelo pânico criado no Brasil, um verdadeiro mito contra a carne suína, o que provocou a retração do mercado.
EM JOGO, UM MILHÃO DE EMPREGOS
Esclarece o Deputado, “A suinocultura envolve hoje UM milhão de empregos no Brasil. Com esse sacrifício, com esse prejuízo pela pregação teimosa da “gripe suína”, estão prestando um grande desserviço ao País, estão massacrando empregos, a renda e a atividade de produção de um alimento tão importante”, conclui Zonta.
E não para por aí, desabafando: “Nós temos que, aqui, protestar contra esse descuido, esse descaso, essa atitude que vai “não ao encontro, mas de encontro ao interesse nacional.”
PEDIDO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Zonta insiste que “só há um meio de recuperar a suinocultura: os meios de comunicação têm que deixar clara a interpretação da Organização Mundial de Saúde de que não existe relação da Gripe A com qualquer participação do suíno”. E o Deputado Catarinense, Presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, defende que o próprio Presidente da República, em rede nacional, deve esclarecer definitivamente esse assunto e deixar claro que a carne suína não faz mal, não traz gripe.
OUTRAS DOENÇAS MATAM MUITO MAIS DO QUE A NOVA GRIPE
Deputado Zonta lembra, indignado, que enquanto isso a dengue toma conta e até mata milhares de pessoas no Brasil, bem como a febre amarela que reaparece depois de muito tempo, sem nenhuma repercussão na imprensa. E a pergunta continua: quantos cidadãos já morreram em 2008 e 2009 com gripe normal ou broncopneumonia? “O Brasil está sofrendo um verdadeiro massacre em uma de suas atividades básicas: a suinocultura, responsável pela produção de carne da maior qualidade do mundo”, volta a lembrar Zonta. “Mexicanos e americanos, que têm lá seu vírus atacando com muito mais intensidade do que o Brasil, já tiraram das manchetes a tal de “gripe suína”. Por que aqui continuamos a falar assim? Por que aqui, teimosamente, continuamos a provocar prejuízo nesse setor? É o apelo que fazemos ao bom senso e à participação de cada um”, agradece Deputado Zonta, encerrando seu pronunciamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário