Debatedores pedem mais investimentos em pesquisas agropecuárias para que os resultados dos estudos cheguem aos agricultores brasileiros
Brasília, 06/09/2011 – A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) realizou nesta quarta-feira (05) a audiência pública para debater a integração da pesquisa agropecuária e extensão rural. O deputado Zé Silva, autor do requerimento nº 94/2011 juntamente com o deputado Paulo Piau (PMDB/MG), afirmou que a extensão rural precisa ser aperfeiçoada.
Os expositores convidados para compor a mesa foram: Waldyr Stumpf, diretor- executivo da empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Evair vieira de Melo, presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (CONSEPA), Júlio Zoé, presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Argileu Martins, diretor do Departamento de Assistência Técnica de Extensão Rural, representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Roberto Lorena Santos, da Coordenação de Acompanhamento e Promoção da Tecnologia Agropecuária, representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
“É preciso fazer um grande projeto de qualificação e treinamento dos nossos produtores, melhorar a orientação de como trabalham para que possa melhorar a saúde do trabalhador rural e sua segurança no trabalho, respeitando o saber local e seus princípios sociais”, afirma Evair de Melo do CONSEPA, que acredita na importância da inclusão de brasileiros no arranjo produtivo.
Segundo Argileu Martins, representante do MDA, é preciso ouvir os agricultores para compreender os “gargalos” do setor, num processo de ascendência de integração que começa pelo agricultor, um processo difícil, pois as pesquisas não levam em consideração os problemas vividos pelos agricultores.
Divergência
Os participantes da audiência discordaram apenas de um ponto, a proposta de criação de uma nova entidade federal para integrar o serviço da assistência técnica e extensão rural. Júlio Zoé, da Asbraer e o deputado Luís Carlos Heinze (PP/RS), defenderam a centralização desse serviço.
No entanto, o deputado Alfredo Kaefer (PSDB/PR) discordou da proposta, afirmando que o estado não precisa de mais uma entidade, que a responsabilidade pode ser passada para as cooperativas e fornecedores de material para o campo: “Por que mais um “cabidão”, sou contra. O que precisa haver, dentro do MAPA, é uma estrutura de apoio à extensão rural nos estados”.
Por Isabela Guarieiro
Por Isabela Guarieiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário